segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sempre é tempo de estar em Paris

          
    
          Mês que vem é o meu aniversário. E uma prima já me adiantou o presente que vai me dar: ela vai a Paris. Sim! Não é maravilhoso esse presente?  Na falta da possibilidade de eu ir, ela vai. E já está bom para mim. Paris é um sonho. Um lugar que nunca fui, mas sei que é lindo. Ficarei, então, imaginando-a  curtindo o outono parisiense, com as folhagens secas das árvores e toda a sua luminosidade...
          Eu não sei exatamente  como e o que ela pretende descobrir no país do "Liberté-Egalité-Fraternité". Mas, estar por lá já é bom, não?!? Passear pelas margens do Sena, ver a cidade do alto da Torre Eiffel, beber ou comer (qualquer coisa) naquela cidade, ir aos museus e galerias de artes, respirar o ar parisiense...
          Em "Paris é uma festa", o escritor Ernest Hemingway descreve que na capital francesa a pessoa terá sempre uma fome danada, porque todas as padarias exibem coisas maravilhosas em suas vitrinas e que muitas pessoas comem ao ar livre. Lembrarei de alertar a minha prima. Afinal, ela não foge à regra do "não- quero-engordar".
         Um conhecido me contou que um amigo dele sempre teve o sonho de conhecer a capital francesa. Só que quando botou os pés lá, olhou em sua volta e disse: "Isso é Paris?! Que m!... ".  É muito provável que ele tenha saído de algum lugar que era uma tremenda m..., e que o excremento não saiu dele. Deve ter sido isso.
         Prefiro acreditar que Paris não acaba nunca, como escreveu Betty Milan; e que um dia estarei por lá. Certamente, direi (silenciosamente): "Hello, Hemingway!... Sempre é tempo de estar em Paris".



PS.: Veja que bonito:
       " Se você teve a sorte de viver em Paris, quando jovem, sua presença continuará a acompanhá-lo pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa móvel." (De Ernest Hemingway a um amigo, 1950).  Fica a dica para ler o livro.

5 comentários:

  1. Acho que o presente deveria ser seu, Amiga...
    ... Você descreve a cidade de forma tão apaixonada que dá (além do normal) desejo de ir na mala de sua prima. Ou Michelle...Se eu pudesse, esse seria o seu presente. Aguardemos então, as fotos desta viagem. E que ela, (sua prima) aproveite tão intensamente como sei que você faria!
    Parabéns mais uma vez pelo texto..Sabe que sou fã né...beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana ela ir.
    Obrigada pela leitura e elogios.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, Michelle! Lendo o seu texto, me deu a maior vontade de levar você conosco. Vou ligar para você. Será que dá tempo? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo = Gilbert?!
    Façam uma festa em Paris por mim. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Presente confirmado. Patrícia está em Paris.

    ResponderExcluir