terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sobre homens e gatos



Gatos não gostam de ignorantes.
                
               Antes de terminar de ler uma matéria sobre preconceito, chamou-me a  atenção um detalhe que estava em destaque na página. Dizia assim: " O preconceito se exprime sempre que alguém afirma não ter preconceito. E isso ocorre em tudo, até no mundo animal. Já percebeu que há mais cães do que gatos nos lares do planeta?". Bom, eu não conheço todos os lares do planeta. Também desconheço qualquer pesquisa a respeito. Mas, já notei como é comum pessoas não gostarem de gato. Já perguntei a várias delas. Geralmente as que criam cachorro detestam gato. E a gente não precisa, muita vezes, sequer indagar. Logo dizem que o gato transmite muita doença, que é muito individualista, que não gosta do dono. Enfim, um monte de despautérios.
               Mas por que será que as pessoas preferem os cães aos gatos?! Provavelmente porque nunca tiveram um. Na minha casa, quando criança, chegamos a criar 17 gatos. Quem tem gata sabe como elas engravidam numa tremenda velocidade. É sempre uma barriga atrás da outra. Eu não sei a periodicidade, mas sempre tínhamos filhotes em casa. Afinal, eles iam nascendo e ficando... 
               Por lá, passaram Xuxa, Zezé, Clodovil, o Barateiro e outros que não receberam nome. Um dado importante é que os nossos gatos não viviam- acho- mais que três anos. Quase todos os dias aparecia um morto. É que os vizinhos davam a chamada bola, que é carne com veneno ou vidro triturado, para matar os animais. Eles, os vizinhos, não deviam gostar daquela gataiada fazendo barulho. E eu sempre estava a tirar par ou ímpar com a minha irmã pra decicir quem ia fazer o buraco e enterrar o animal da vez. Era assim.
              Uma pessoa não gostar do animal é admissível. Matar e maltratar  não é.  Foi o que vi um taxista fazer: Peguei o táxi na rodoviária. Quando vínhamos na Beira-Rio, perto da lombada eletrônica, o motorista mirou o gato que ia atravessando a rua. Ele não freou ou desviou do gato porque não quis. Simplesmente passou por cima do animal. Eu quando vi que o gato ia atravessar ainda disse baixinho "o gato...". Mas, ele friamente o atropelou. Calei-me, porque pra mim quem mata um bicho por prazer mata qualquer pessoa.
               Eu não sei se há mais mais cães do que gatos nos lares do planeta. Poderia até fazer uma pesquisa na internet para encontrar a resposta. Deve ter um censo sobre isso. Será?!  Não consegui justificar o porquê de se criar um gato. Mas, posso  dizer que ele não dá azar; que é um animal extremamente dengoso e carinhoso; que é uma delícia ouvir o ronronar deles; que eles são limpos e cheirosos.
               Agora, se você não gosta de gato por puro preconceito, tá tudo certo...  Cada um na sua. Os gatos odeiam ignorantes, dizem... E eu acredito!

8 comentários:

  1. cansei de ouvir pessoas dizendo que gatos são traiçoeiros... e eu perguntava: "você já teve um gato?".... e me respondiam: "não, mas uma vez um arranhou o rosto da filha da amiga do irmão da colega do meu primo".... de boa, é irritante demais conversar com pessoas que têm frases feitas... quando alguém me diz que não gosta de gato, sem argumento pra isso... desconfio logo da personalidade!

    ResponderExcluir
  2. Eu até respeito o gostar ou não das pessoas...Mas concordo plenamente com O Bruno quando ele diz: "É irritante conversar com pessoas que têm frases feitas... Quando alguém me diz que não gosta de gato, sem argumento pra isso... desconfio logo da personalidade!" A mais pura verdade! É fato q os gatos não demonstram tanto "a amizade" pelo seu dono quanto os cães, que chegam a sofrer quando o dono se ausenta. Mas o gato também sabe amar e ser carinhoso...O q falta, são pessoas q saibam interpretar esse amor...Eu acho q nasci com esse dom!! rsrsrs. AMO gatos, posso conversar horas com um e acredito entender o q sente! Se sou louca?? Claro q não! Sou apenas uma amante desse animal pouco compreendido. Parabéns, amiga Michelle...Mais uma vez arrasou no texto! Aproveito o espaço pra fazer um apelo...Você que "odeia" gatos...Adote um e procure entendê-lo...Verá q se trata de um bicho amoroso, cheiroso, divertido, independente e o principal...LIMPO! E não compare a um cão, porque são extremamente diferentes! Bjoos!

    ResponderExcluir
  3. Do UOL Notícias
    Em São Paulo 09/12/2010 - 12h12

    Cinco anos depois de seu desaparecimento, durante a passagem do furação Katrina, um gato voltou aos braços de uma família do Mississippi, nos EUA.

    Scrub, um gato cinza e branco que hoje tem sete anos de idade, foi alimentado por alguns meses por uma mulher. No entanto, uma onda de frio na região fez a mulher se preocupar com a saúde do animal e o entregou ao abrigo.

    O gato foi identificado pela Sociedade Protetora dos Animais do Sul do Mississipi por causa de um implante de microchip. A entidade, então, entrou em contato com os donos do animal. "Fiquei cética", disse Jennifer Noble, dona do animal.

    Ao retornar para a família, Scrub foi logo deitar-se aos pés da cama do filho de Jennifer Noble, segundo o jornal "The Sun Herald". "Scrub está em ótimas condições", disse Noble

    ResponderExcluir
  4. Bruno e Déa,
    Obrigada pela visita e comentários.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Outro dia o Bruno resumiu bem: "Se gato é anti social e traiçoeiro o meu veio com defeito".

    Tudo bem que tenham essa visão. Mas daí a tratar como se não merecessem carinho, é de endoidecer. Gente que sente prazer em maltratar um bicho desses.. é capaz de qualquer coisa. Mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Michelle...
    Acho um absurdo quem maltrata qualquer animal. Infelizmente sabemos que não são todos que tem a consciência de respeito, mas acredito que as ações exemplares que temos hoje irão ajudar a modificar o pensamento de muitos ignorantes. Essa é a esperança! Não tenho nada contra gatos, até já criei alguns, Piteco I, Piteco II e um outro que não recordo o nome agora. Infelizmente todos morreram por “bola” dos vizinhos. É triste! Enfim, nessas minhas experiências eu não gostei muito, fiquei com a impressão que os meus eram mesmo traiçoeiros, bandoleiros, rs. Acho que o ruim de criar gato é que vc fica meio sem controle de onde vão, o que fazem. E eu acho q a natureza do gato é mais de estar solto mesmo. Eu não teria coragem de castrar pra tê-lo em casa, ou algo do tipo. Mas eu tenho plena consciência que é uma vivência minha e que tenho vários amigos que tem gatos dóceis, carinhosos, etc. Eu hj não gostaria de gatos novamente, principalmente pelo fato da maldade das pessoas e isso eu não tenho como controlar.
    É como a frase que vc citou: "O preconceito se exprime sempre que alguém afirma não ter preconceito.” Então, devemos ter consciência que somos preconceituosos em algum aspecto e melhorar aos poucos isso. : ) Onde existe o reconhecimento existe tb a possibilidade de crescimento!
    Amo os animais, inclusive os gatos. Fazem parte da criação, são divinos como nós!
    “...Que preconceito barato que o cão caça o gato.....” (Angela Rô Rô)
    Beijão e parabéns pelo blog. : )

    ResponderExcluir
  7. Indico este blog para quem tiver interesse sobre a vida animal: http://raquelvet.blogspot.com/2011/02/gatos-gravidez-e-toxoplasmose.html?spref=tw

    ResponderExcluir