terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sim, a mulher pode!


Em destaque, a menina que seria presidenta do Brasil. Estava escrito...

                                                
          Ano: 2011. Dia: primeiro de janeiro. Temos, então, a primeira mulher a tomar posse como presidenta da República Federativa do Brasil. Um marco histórico conquistado pela mineira Dilma Vana Rousseff, aos 63 anos de idade.
           Segundo o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu governo estava previsto fazer o necessário, o possível e até o impossível. E Dilma Rousseff estava entre as impossibilidades do governo Lula, até ele determinar, ou melhor, designá-la como sua possível sucessora. Deu certo. A era Lula termina, mas deixa a promessa de continuidade de um governo reconhecido dentro e fora do Brasil.
          Dilma tendo sido eleita com mais de 55 milhões de votos, tornou-se - no mínimo- politicamente incorreto, por aqui, duvidar das possibilidades do feminino no âmbito profissional. Agora, temos uma mulher no cargo mais importante deste País. Um marco. Um orgulho. Uma felicidade.
           E não há como uma brasileira ou um brasileiro ser indiferente a tal acontecimento. O mandato da primeira presidenta é legítimo, o povo quis, mesmo- paradoxalmente- ainda sendo o Brasil uma nação machista. Tem um trecho em destaque na enciclopédia on-line Wikipédia que Dilma diz, ainda quando Ministra do governo Lula: "O difícil não é meu temperamento, mas minha função. Eu tenho de resolver problemas e conflitos. Não tenho descanso. Não sou criticada porque sou dura, mas porque sou mulher. Sou uma mulher dura cercada por ministros meigos".
          A realidade é que Dilma Rousseff, hoje,  na Presidência da República consagrou o que muitas mulheres já sabiam (outras ainda hão de despertar para isso): a mulher pode qualquer coisa, inclusive ser a maior representante política-administrativa do Brasil.
           Agora, sim, está escrito, jurado e sacramentado.

2 comentários:

  1. Mais uma vez estou aqui, orgulhosa, vale salientar, de mais um post da amiga Michelle.
    Tão bem escrito, concordam?
    Amiga...Assim que A nossa Presidente, em seu primeiro pronunciamento como tal, disse: - "Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: SIM, a mulher pode!" - me lembrei automaticamente de ti. por que de ti? porque entre todas as minhas amigas, és a que mais vejo se manifestar diante de algum comentário ou atitude machista. Lembrei o quanto repudias tais atitudes, preconceitos, o quanto és forte quando luta por uma causa dita injusta, etc. Ao contrário de mim, que ouço, odeio e me calo. Mas não quer dizer que eu seja indiferente...Não sou uma ativista! Mas sou admiradora de tal! Porém, confesso, que eu mesma cheguei a duvidar da capacidade da Dilma por ser mulher...Juro! Feio né? Mas imaginei que numa determinada decisão, ela não teria voz, que numa discurssão ela choraria diante da falta de argumentos, enfim, eu vi como sou fraca e a comparei comigo. Mas votei nela, porque como parte dos brasileiros, acredito que ela dará continuidade ao Governo Lula, que me passou tanta confiança. E acho que o Brasil crescerá muito nos próximos anos. Tô confiante!
    Sobre o comentário feminista a que a postagem de Michelle se refere..." A mulher pode qulquer coisa, inclusive ser representante de uma nação..." CONCORDO! Nós mulheres, devemos acordar todo dia prontas para uma grande batalha, uma luta pelos nossos direitos. Não uma luta besta contra os homens, Mas uma luta para conseguirmos ocupar nosso merecido lugar de destaque. Seja como chefe, guerreira, cidadã humana e ser respeitada como tal. A minha opinião é a seguinte: SOMOS DIFERENTES e devemos ser tratados diferntes. O que não pode acontecer, é o favorecimento a um sexo apenas. os dois merecem direitos iguais. Ainda vou me surpreender muito com a nossa presidente. Espero também me orgulhar do seu trabalho como já me orgulho do meu país, por mostrar a confiança e credibilidade, ao entregar nas mãos de uma mulher, uma nação inteira. Boa sorte, Dilma Rousseff. Parabéns, Michelle...Já sabe né?? Sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Deá,
    Eu penso assim: a luta feminista não pertence só as mulheres. Ela é de todos nós que acreditamos na igualdade e sabemos valorizar as diferenças.
    O mundo está cheio de mulheres machistas e de homens que (re)conhecem e sabem do poder de realização do feminino.
    Quanto a mim, já me calei e já falei demais também. A minha reação depende do dia e da minha capacidade de ser tolerante em ouvir certas coisas. De uma forma ou de outra, sempre me incomodo com comentário ou comportamento machista. O incômodo é o lado ruim. Quisera eu ver tudo sempre azul ou cor-de-rosa... O bom é a gente não se estressar. Isso ainda não aprendi.
    Beijos para você.
    Mais uma vez, obrigada pelo comentário.

    Michelle

    ResponderExcluir